PPG Industries Brasil logo

Reciclagem é tema de desafio lançado pela PPG a alunos da rede pública de Sumaré (SP)

O programa Innovation Camp aconteceu em parceria com a Junior Achievement, na sede da fábrica da PPG; 25 estudantes apresentaram soluções inovadoras que sobre redução, reciclagem e reúso de resíduos

Sumaré, 21 de novembro de 2022 – Desenvolver o pensamento criativo e inovador aliado a ações de sustentabilidade é um aspecto importante na formação de jovens. Para isso, a PPG – fabricante global de tintas e revestimentos, em parceria com a Junior Achievement – uma das maiores ONGs incentivadoras da educação e do empreendedorismo de jovens do mundo –, realizaram, na primeira quinzena de novembro, o Innovation Camp, na sede da fábrica da companhia, em Sumaré (SP), com 25 estudantes da Escola Estadual Luiz Campo Dall Orto Sobrinho.
 
O programa tem o objetivo de incentivar os alunos a encontrarem soluções inovadoras para um desafio usando o Design Thinking e outras metodologias ágeis. A questão proposta aos alunos foi “Como reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso no seu bairro/na cidade de Sumaré?”. Para isso, os alunos contaram com o suporte dos funcionários voluntários da empresa, que tiveram o importante papel de atuar como mentores das equipes.
Ao final, uma banca interna escolheu a ideia mais inovadora: o Sustentech, um site que conecta de forma digital quem quer descartar resíduos com quem precisa deles. O projeto promove o conceito de economia circular, que reutiliza de forma inteligente objetos, reduzindo o descarte e o acúmulo de resíduos, ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente. “Participar do programa foi gratificante e desafiante, especialmente no momento de apresentar nossas ideias. O Innovation Camp foi uma experiência inovadora que trouxe novos conceitos e despertou a vontade de participar de mais iniciativas como essa, que buscam contribuir para a sociedade”, conta Ruan Rodrigues, aluno integrante da equipe vencedora. Outros projetos em destaque foram um aplicativo que coleta o resíduo em casa para fazer a destinação correta e uma ação de logística reversa para destinação de tintas.
Para Silene Gomes da Silva, Diretora da E.E. Luiz Campo Dall Orto Sobrinho, “proporcionar aos alunos a oportunidade de participarem do programa é reconhecer a parceria como possibilidade de transformação. Os voluntários da PPG e os funcionários da JA prepararam nossos jovens, trazendo a tomada de decisão responsável, a consciência social e habilidades de relacionamento como fio condutor de uma energia plural. Como gestora da escola, sinto-me orgulhosa em vê-los buscar informações e alternativas para a resolução dos desafios”.
 
Temática em sintonia com a ONU
 
O desafio escolhido para o Innovation Camp está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade para todos. Até 2030, o Brasil tem como meta reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio de prevenção, redução, reciclagem e reúso.
 
“O tema sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia na PPG. Abordar um assunto tão importante com os alunos e ver soluções inovadoras dentro da realidade de cada um é motivo de orgulho. Além disso, pensar fora da caixa é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho”, avalia Raquel Klemz, Líder de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.
 
Juventude beneficiada
 
A colaboração entre a PPG e a Junior Achievement, que acontece desde 2013, já impactou positivamente mais de 18 mil alunos e professores da rede pública. Os funcionários da PPG se voluntariam para estarem com os alunos em sala de aula, compartilhando conteúdos e suas experiências do mercado de trabalho.
 
Neste ano, a Escola Estadual Luiz Campo Dall Orto Sobrinho recebeu, além do Innovation Camp, outros programas promovidos por meio da parceria entre a PPG e a Junior Achievement, como o Vamos Falar de Ética, que estimulou 44 alunos do terceiro ano a refletirem sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, e o Montando Sua Carreira + Diversidade, que contou com a participação de 80 alunos do ensino médio aprendendo sobre as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Até dezembro, será concluído o Atitude pelo Planeta, programa voltado exclusivamente para professores, que se tornam multiplicadores do conteúdo para os estudantes. Esse programa visa apresentar e desenvolver conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade.
 
Em 2022, as ações realizadas pela PPG e pela JA beneficiaram mais de 1.400 alunos do ensino médio de escolas públicas das cidades de Sumaré (SP) e Gravataí (RS), onde a PPG possui unidades.
 
Sobre a Junior Achievement
 
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, que estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio do método "aprender-fazendo”, gerando caminhos para que eles estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada. Pela quarta vez consecutiva, a JA foi eleita uma das ONGs mais influentes do mundo, considerando critérios como inovação, impacto e governança. Em 2022, a JA Worldwide também foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
 
Há 39 anos no Brasil, a JA São Paulo, membro da rede global da JA, atende jovens, preparando-os com o conjunto de habilidades e forma de pensar para o mercado de trabalho, a fim de criarem negócios sustentáveis e construírem comunidades prósperas.
 
PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®
Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado por quase 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 75 países e registramos vendas líquidas de US$ 16.8 bilhões em 2021. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
We protect and beautify the world é uma marca registrada e o logotipo da PPG é uma marca registrada da PPG Industries Ohio, Inc. Renner é uma marca registrada da Renner Herrmann S.A. e Renner Sayerlack S.A., utilizada sob licença.
 

Informações à imprensa:
PPG I Ketchum Brasil

Ana Caroline Carvalho: (11) 93045-8772 | anacaroline.carvalho@ketchum.com.br
Marina Lourenção: (11) 98644-3647 | marina.lourencao@ketchum.com.br
Christiano Bianco: (11) 5090-8902 | christiano.bianco@ketchum.com.br
 

Informações à imprensa:

PPG | Ketchum Brasil

Ana Caroline Carvalho: (11) 93045-8772 | anacaroline.carvalho@ketchum.com.br

Marina Lourenção: (11) 98644-3647 | marina.lourencao@ketchum.com.br

Christiano Bianco: (11) 5090-8902 | christiano.bianco@ketchum.com.br

PPG Branding guidelines

Newsroom

A PPG UTILIZA COOKIES

A PPG utiliza cookies para oferecer as funcionalidades básicas do site; para gerar estatísticas utilizando o Google Analytics de forma anônima; para garantir que nosso website seja mais amigável ao usuário e para fornecer conteúdo personalizado aos interesses do cliente, neste e em outros websites da PPG. Nós processamos dados pessoais em conformidade com a LGPD.

Veja nosso Privacy Statement para mais informações.