PPG Industries Brasil logo

PPG conquista status de “aterro zero” na fábrica de Sumaré (SP)

Empresa equipa sua principal unidade industrial com compactadoras de resíduos não recicláveis, evitando o envio de 28.800 Kg/ano para aterro<em> </em>

São Paulo, 3 de julho de 2023 – A PPG (NYSE: PPG), fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, segue investindo em inovação e tecnologia para destinação e tratamento adequados dos resíduos gerados em Sumaré (SP), na região metropolitana de Campinas, onde fica a sede e a maior planta industrial da companhia.
Com foco na eficiência em gestão ambiental, um dos pilares e principais compromissos de sua agenda de sustentabilidade, a PPG instalou neste ano compactadoras de resíduos não recicláveis, como parte das ações que permitiram que a unidade alcançasse a meta de “aterro zero” no primeiro semestre de 2023. Com isso, cerca de 28.800 Kg/ano de materiais não recicláveis deixaram de ser enviados para aterro, passando a ser destinados agora a uma UVR – Unidade de Valorização de Resíduos, que os transformam em combustível e energia para fornos de cimento e caldeiras.
Além de evitar a emissão de poluentes, como é o caso do metano, quando esses resíduos deixam de ser transferidos diariamente para aterros, também se reduz a emissão do CO2, que ocorre durante o transporte. “Para compreendermos a origem desse material, rastreamos todo resíduo não reciclável gerado. Em um primeiro momento, buscamos a redução; o segundo passo foi transformar esse material em energia”, explica Mayra Wayss, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PPG para América Latina Sul.
O objetivo da PPG é que, em breve, as demais unidades industriais da empresa no país, localizadas nos municípios de Américo Brasiliense (SP), Pinhais (PR) e Gravataí (RS), que já têm o status de zero aterro para resíduos industriais, também obtenham o mesmo status para resíduos não recicláveis.
 
“Atingir a meta de aterro zero para resíduos não recicláveis vai ao encontro do nosso propósito, uma vez que a sustentabilidade é um pilar-chave para nossos negócios. Na PPG, temos metas ousadas de ESG, que também estão relacionadas com os desafios globais causados pelas emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. Estamos fazendo nossa parte, visando sempre inovações sustentáveis”, conclui Mayra.
A PPG divulgou, recentemente, suas metas de ESG para 2030, que incluem a redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações (emissões de escopo 1 e 2) em 50%, bem como redução de emissões de GEE em sua cadeia de valor (emissões de escopo 3) em 30% no mesmo período. Para saber mais sobre os avanços em sustentabilidade da PPG, acesse o Relatório Ambiental, Social e de Governança (ESG) de 2022 (em inglês).
 
PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®
 
Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há 140 anos. Com       dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 17,7 bilhões em 2022. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
 
O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.
PPG HydroReset é uma trademark e Sigmaglide é uma registered trademark da PPG Coatings Nederland B.V.
 
Informações à imprensa:
PPG I Ketchum Brasil

José Carlos Pegorim: (11) 99149-1727 | jose.pegorim@ketchum.com.br
Marina Lourenção: (11) 98644-3647 | marina.lourencao@ketchum.com.br
Christiano Bianco: (11) 5090-8902 | christiano.bianco@ketchum.com.br
 
 

Informações à imprensa:

PPG | Ketchum Brasil

Ana Caroline Carvalho: (11) 93045-8772 | anacaroline.carvalho@ketchum.com.br

Marina Lourenção: (11) 98644-3647 | marina.lourencao@ketchum.com.br

Christiano Bianco: (11) 5090-8902 | christiano.bianco@ketchum.com.br

PPG Branding guidelines

Newsroom

A PPG UTILIZA COOKIES

A PPG utiliza cookies para oferecer as funcionalidades básicas do site; para gerar estatísticas utilizando o Google Analytics de forma anônima; para garantir que nosso website seja mais amigável ao usuário e para fornecer conteúdo personalizado aos interesses do cliente, neste e em outros websites da PPG. Nós processamos dados pessoais em conformidade com a LGPD.

Veja nosso Privacy Statement para mais informações.