PPG Industries Brasil logo

PPG anuncia as cores automotivas mais populares de 2016

O branco e os tons neutros seguem sendo os mais comuns a nível mundial

A PPG divulgou, hoje, os seus dados anuais de popularidade das cores automotivas. O estudo revela que os consumidores novamente preferem carros com tonalidades neutras. Mais de 75% dos veículos de 2016 fabricados no mundo todo eram brancos, pretos, cinza ou prata. (Mais informações sobre os dados de popularidade das cores automotivas da PPG de 2016 em http://newsroom.ppg.com/autocolor16).

O branco se mantém como a cor mais popular entre os veículos globais, com 38% – superior aos 35% do ano passado. Preto (16%), prata (12%) e cinza (10%) completam o “top 4” das cores automotivas preferidas. Embora a pesquisa da PPG tenha descoberto que quase 60% dos consumidores norte-americanos e europeus identificam a cor como um fator importante na hora de comprar um carro, a popularidade dos veículos azuis, verdes, naturais e vermelhos permaneceu inalterada em relação a 2015.

A tendência regional da PPG destaca os seguintes dados para o ano 2016:

  • América do Norte: branco (25%) preto eclipse e prata (empatados em 19%), cinza (12%), vermelho e azul (empatados em 10%).

  • América do Sul: branco (37%) – próximo ao nível de popularidade global –, com o prata (29%) como segunda força. Preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%) completam os cinco primeiros.

  • Europa: branco (33%), seguido do cinza (18%), preto (16%), prata (10%), azul (8%), natural e vermelho (empatados em 7%).

  • Ásia-Pacífico: branco (47%), com uma margem de liderança maior que em qualquer outra região, seguido do preto (14%), natural (11%), prata (10%) e vermelho (7%).

“Embora a cor dominante seja o branco, há mais variedade nas preferências de cores de acordo com o mercado e tipo de veículo”, afirmou Jane E. Harrington, gerente de Estilização de Cores e Revestimentos da divisão Automotiva da PPG. “Por exemplo, na América do Norte, o prata é a cor principal para os veículos compactos, enquanto o preto é o preferido para os carros esportivos. As cores metálicas são populares entre os homens americanos e europeus, enquanto as mulheres desses mesmos mercados preferem efeitos perolados em seus carros.

“Tais diferenças sublinham a importância de trabalhar com os nossos clientes da indústria automotiva, desenvolvendo cores e efeitos distintos que apelam para o comprador de uma marca em um mercado específico”, completou.

Quanto aos modelos 2017-2018, Harrington disse que a PPG está vendo um aumento no azul. “Nos nossos dados de 2016, o azul aumentou 3% para os carros compactos, medianos e de luxo. Além disso, o azul tem estado muito presente nos últimos três anos no Salão Internacional do Automóvel de Detroit. Os veículos conceituais e novos modelos apresentados englobam o Porsche 911 Targa em azul safira (em 2014) e o Ford GT Supercar, Mustang, Fusion e Focus em um azul intenso em camadas (em 2015). No evento deste ano, o belo Buick Avista ganhou muita atenção e o prêmio “EyesOn Design” com um incrível e profundo azul safira.

“O azul é uma cor muito versátil para o mercado automotivo, já que mudanças sutis no matiz, no cromado e na aparência das camadas de um revestimento azul podem ter grande influência para melhorar o estilo de um veículo ou distinguir uma marca”, acrescentou Harrington.

Paleta de cores automotivas da PPG para os modelos de 2020

Inspirada pela natureza, design de interiores e desenho industrial, moda, sociedade, salões internacionais de automóveis e novas tecnologias de pigmentos, a coleção “Kulture” da PPG para os modelos de automóveis de 2020 inclui 70 novas tonalidades em quatro tendências de paleta de cores:

  • Hour Glass evoca a nostalgia do design clássico, mas é reorientada para o mundo contemporâneo. Consiste em cores clássicas, como o azul real, o verde oliva, o marrom refinado e o vermelho tradicional.

  • ES/Sense reflete a ideia de que “menos é mais”, dando enfoque ao design simples e puro e ao conceito de viver no momento. O pastel sutil e os matizes de cerâmica em diferentes graus de saturação sugerem uma reação contra a exposição excessiva aos meios de comunicação social e à tecnologia.

  • IMpower representa uma resposta a novas formas de pensar, assim como a novos códigos para o design. É um equilíbrio de cores extremamente cromáticas e complexos tons suaves.

  • Biocentric unifica a busca de um estilo de vida orgânico com a tendência emergente da exploração espacial. Oferece uma paleta de cores inspirada na natureza com tons galácticos profundos.

 

A PPG possui uma rede global de mais de 20 especialistas em cores, com foco nos mercados automotivo, arquitetônico, aeroespacial e de produtos de consumo e varejo. Estes especialistas analisam as tendências de design, preferências dos consumidores e prioridades entre os mercados regionais, culturais e globais para determinar fatores que irão influenciar as futuras escolhas de cores. As novas tonalidades e paletas introduzidas este ano para os fabricantes de automóveis refletem a evolução em todos esses mercados e influências.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD™ (NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO)

Na PPG, trabalhamos todos os dias para desenvolver e fornecer tintas, revestimentos e materiais para os nossos clientes ao longo de mais de 130 anos. A partir da dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios de nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh (EUA), operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 14,8 bilhões em 2015. Atendemos clientes nos mercados de construção, de produtos de consumo e varejo, industriais, de transporte e de reposição. Para saber mais, acesse www.ppg.com.

 

Assessoria de Imprensa:

Ketchum Estratégia

Vanessa Nardo | (11) 5090-8912 vanessa.bernardo@ketchum.com.br

Christiano Bianco | (11) 5090.8902 christiano.bianco@ketchum.com.br

Marca e branding guidelines