PPG Industries Brasil logo

PPG completa 45 anos protegendo e colorindo as indústrias e lares do Brasil

Empresa é reconhecida por desenvolver tecnologias em prol da qualidade de vida e por ser pioneira na área de repintura automotiva

A história da PPG no Brasil teve início em 1973, com um pequeno escritório na cidade de São Paulo, onde importava e vendia produtos da matriz (localizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos) para os mercados de químicos e de vidros nacionais.
 
Com o passar do tempo, a empresa foi conquistando espaço no país e ingressou nos segmentos de tintas e revestimentos automotivos e industriais.
 
A PPG acompanhou toda a evolução da indústria automotiva do país. Em especial, a chegada e instalação das grandes montadoras, na década de 90, promoveu o aquecimento de seus negócios. Esse movimento levou à construção do complexo industrial da empresa em Sumaré-SP, onde passou a fabricar tintas para diversos segmentos e introduzir tecnologias pioneiras do Brasil, como pintura de alta tecnologia à base água ao invés de base solvente, contribuindo significativamente para a sustentabilidade.
 
Outro marco importante na trajetória da empresa no Brasil foi quando passou a atuar no segmento de tintas decorativas por meio da compra da licença, em 2007, da Tintas Renner, renomada marca gaúcha que possui fabricação na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
 
De forma geral, muita coisa mudou durante os 45 anos de atuação da PPG no Brasil. A empresa passou de fabricante de vidros e químicos a fabricante de tintas e revestimentos, teve grandes transformações em seu portfólio ao longo dos anos, formou três joint ventures e realizou a aquisição de seis empresas – ações que ajudaram na consolidação da marca como uma das líderes nacionais em cores e inovação em importantes mercados como o de tintas automotivas, decorativas, industriais, repintura automotiva, embalagens, protetivas, marítimas e aeroespaciais.
 
Durante todo esse tempo, a missão de proteger e embelezar o mundo norteou a empresa, sempre atenta à sustentabilidade, à inovação e ao propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
 
“Esse é apenas o início da grande história que estamos pintando. Para os próximos anos, nosso foco será desenvolver tintas e revestimentos que impactem o dia a dia das pessoas de forma positiva, entre eles tintas exclusivas que contribuem para a redução da poluição do ar, orientação de carros autônomos e da eficiência dos carros elétricos”, diz Marcio Grossmann, Presidente da PPG para a América do Sul.
 
Responsabilidade social

Nesses 45 anos de atuação no Brasil, a PPG tem priorizado também o compromisso com a comunidade, uma vez que mantém o cuidado de levar conhecimento, esperança e alegria para diversos jovens e adultos das áreas onde atua.
 
Por meio da participação de colaboradores voluntários da empresa, realiza projetos educacionais sobre temas relacionados a empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira. Desde 2013, já impactou mais de 14 mil jovens de escolas públicas e entidades das regiões de Sumaré e Campinas, com o apoio de organizações não governamentais como a Junior Achievement Brasil.
 
Outra iniciativa é o Colorful Communities, programa de assinatura da PPG com o objetivo de proteger e embelezar os bairros e o entorno onde a empresa opera, em todo o mundo. Através do projeto, a PPG doa tintas e conta com a colaboração de funcionários para ajudar a transformar espaços comunitários. No Brasil, desde o início da iniciativa em 2015, oito locais receberam novas cores e foram tocados pelo carinho e empenho dos voluntários.   
 
“O compromisso da PPG com as comunidades onde opera impacta a vida de milhares de pessoas, mas também desperta o sentimento de pertencimento e orgulho nos funcionários” explica Raquel Klemz, Supervisora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da PPG. “Durante essas ações percebemos que quando unimos esforços em prol de um propósito maior, como o de proteger e embelezar o mundo, conseguimos resultados extraordinários”, diz a executiva
 
Esses valores são multiplicados pelos cerca de 1.000 funcionários brasileiros nas plantas da PPG – Sumaré (SP), Gravataí (RS), Pinhais (PR), Américo Brasiliense (SP) e Indaiatuba (SP).

Mídia e Notícias


2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

Assessoria de Imprensa:

Ketchum Estratégia

Vanessa Nardo | (11) 5090-8912 vanessa.bernardo@ketchum.com.br

Christiano Bianco | (11) 5090.8902 christiano.bianco@ketchum.com.br

Bruno Crivelli | (11) 5090-8958 bruno.crivelli@ketchum.com.br

Marca e branding guidelines